Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

No comando: BAGACEIROS 93 – ELAMPIO E ZÉ DO BALDE

Das 05:00 às 07:00

No comando: BOM DIA PRINCESA COM BRUNO MEIRELES

Das 07:00 às 09:00

No comando: PROGRAMA SÓ O FILÉ COM NEL FERNANDES

Das 09:00 às 12:00

No comando: EU GOSPEL DE VOCÊ COM RAILSON

Das 13:00 às 14:00

No comando: NA PRESSÃO COM ADRYANA RAKEL

Das 15:00 às 17:00

imagem-programa-caldeirao
No comando: CALDEIRÃO DO RISO COM MARICOTA SHOW

Das 17:00 às 19:00

No comando: SAUDADE SERTANEJA COM GLEIDSON TEXANO

Das 20:00 às 22:00

No comando: RITMUS 93 COM ANDERSON PESSOA

Das 22:00 às 00:00

Modernizada, Catedral de N. Sra. da Conceição é entregue ao povo para o Círio 100

Compartilhe:
dsc-0450

Uma espera de pouco mais de três meses chegou ao fim em Santarém, no oeste do Pará. A Catedral de Nossa Senhora da Conceição foi reaberta ao público durante celebração nesta quarta-feira (21). O prédio estava desde agosto passando por revitalização para receber os fiéis na comemoração do Círio 100.

A principal proposta dos líderes religiosos era deixar a casa de Deus e da Virgem Santíssima mais aconchegante às orações e aos fiéis. A revitalização deixou o prédio mais moderno sem perder a beleza da história que o acompanha durante séculos.

“É um momento especial, não apenas para a paróquia mas para a cidade. Este é um projeto que está dentro da programação do Círio 100. Graças a Deus conseguimos com muito esforço e sacrifício”, disse o pároco da catedral, Walter Imbiriba.

O novo espaço agradou aos fiéis que esperavam ansiosos para entrar na igreja revitalizada. “Pelo o que vi tá muito linda para receber o Círio e Nossa Senhora da Conceição. Para o que era antes está muito diferente, superou as expectativas”, contou a dona de casa Tânia Portilho.

A passeio em Santarém, o servidor federal Haroldo Sá vai participar da maior romaria católica do oeste do Pará. Ele já esteve na Catedral antes de o prédio entrar em reforma e aprovou a revitalização. “Está espetacular. Ela só está pequena para a quantidade de pessoas nesta época do ano, mas continua linda”, disse.

As mudanças estão por onde os olhos enxergam e também em lugares onde poucos têm acesso. A fiação elétrica foi totalmente modificada. As principais mudanças visuais que poderão ser notadas são a cor (mais clara), iluminação, cruz no teto e destaque às imagens sacras. A iluminação na cruz do teto mudará conforme as atividades religiosas.

Com mais oratórios, a catedral contará com as imagens de São José e do Sagrado Coração de Jesus. Esses espaços e imagens já existiam, mas foram retirados na última reforma do prédio.

O principal oratório, o da padroeira dos católicos santarenos, também foi revitalizado com detalhes em madeira e uma redoma de vidro com iluminação que destacará ainda mais a Virgem Santíssima.

Apesar de ter sido aberta a visitação nesta quarta-feira, a igreja vai fechar as portas na quinta-feira (22). De acordo com a Pastoral da Comunicação (Pascom), não haverá adoração ao Santíssimo nesta semana para que reparos sejam feitos na obra. Somente a tradicional missa das 18h que vai ocorrer normalmente.

Ao G1, o engenheiro responsável pela revitalização, Roberto Branco lamentou que as obras não ficaram prontas a tempo. “O ar condicionado deu problema elétrico horas antes do início da missa e não conseguimos resolver. Mas, amanhã, durante o dia, vamos resolver. Faltaram alguns detalhes, em dois dias resolvemos”, disse.

A catedral de Nossa Senhora da Conceição é considerada a construção mais antiga do município de Santarém. Após o centenário da primeira igreja construída e da fundação de Santarém, o novo prédio foi erguido em 1754, na Praça Monsenhor José Gregório, conhecida como ‘Praça da Matriz’ no Centro da cidade.

O prédio foi construído com duas torres laterais mais baixas do que as atuais. No dia 25 de março de 1851, após o toque da “Ave Maria”, a torre esquerda caiu. A outra torre foi derrubada. Em 1880, foi instalada no alto da igreja a nova cruz de ferro. O altar-mor foi concluído em 17 de maio de 1880, e a construção foi considerada concluída no dia 24 de setembro de 1881.

Diversas reformas foram feitas na catedral até que ela ficasse com o aspecto atual. A última restauração ocorreu em 2012, quando foi modificada a calçada e implantadas rampas de acesso para cadeirantes.

Atualmente parte da história da igreja é contada por meio das peças guardadas no Museu Sacro que fica localizado ao lado da Matriz.

Por Geovane Brito, G1 Santarém — PA

 

Deixe seu comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Curta no social